Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

    
   

O CENTRO DOS CAPITÃES      

 

         A Associação Profissional dos Capitães de Longo Curso e de Cabotagem da Marinha Mercante (Centro dos Capitães da Marinha Mercante - CCMM) é dedicada a apoiar e fortalecer a Marinha Mercante do Brasil e a posição do Comandante, promovendo o intercâmbio de informações marítimas e compartilhando nossa experiência.

          Estamos empenhados na promoção da segurança no mar, prevenção da poluição marítima, educação náutica, na melhoria dos padrões de formação e no apoio à publicação de literatura profissional.  

          O CCMM monitora, comenta e toma posições sobre legislação e regulamentações locais, estaduais, federais e internacionais que afetam o Comandante.

 

ESTATUTO 

 

            O CCMM é regido por Estatuto próprio, o qual regula as atividades da organização, sua gestão, formas de admissão, entre outras questões relevantes para o cumprimento de seus propósitos. Para ter acesso ao documento do Estatuto do CCMM, clique aqui

 

 

A CASA DOS COMANDANTES

 

                No coração da região portuária revitalizada e próximo aos principais pontos de interesse da comunidade marítima, o Centro dos Capitães tem sua sede na Avenida Rio Branco, nº45, salas 1907 e 1908. O CCMM oferece toda sua estrutura para a conveniência de seus sócios e associados, que podem utilizar os serviços de escritório, conexão à internet, salão de convivência, biblioteca, copa, entre outras facilidades. O escritório do CCMM fica aberto entre segunda e sexta-feira, das 10:00 às 17:00.

 

Comemoração do Dia Marítimo Mundial

Dia  de Outubro foi comemorado no CIABA, em Belém, o dia Marítimo Mundial. Nessa ocasião o CLC Alvaro Almeida Junior, Presidente do Centro dos Capitães, proferiu palestra aos alunos das 3 turmas do CIABA a qual foi presidida pelo Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e contou com o comparecimento do Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Baptista Santos, Comandante de OMs,professores, representantes da Comunidade Marítima.

 

Comemoração na Praça Mauá


    Dia 28 de setembro celebra-se o dia Marítimo 
Mundial.  Este ano a comemoração aconteceu na Praça Mauá, que recebeu este nome em homenagem ao patrono da Marinha Mercante Brasileira, o Barão de Mauá. Na ocasião, vários tripulantes de Navios Mercantes foram homenageados com a Medalha do Mérito Marítimo, recém-criada pela Marinha do Brasil.  Agradecemos ao Exmo Sr. Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha, ao Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel,Diretor Geral de Navegação e ao Exmo Sr. Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Portos e Costas, pela realização do almejado pleito do Centro dos Capitães.