
Conteúdo produzido pelo CLC Alberto Pereira Aquino.
PODER MARÍTIMO
Poder Marítimo, na concepção do Almirante Flores (1972), se constitui na integração dos meios relacionados com o mar, para fazer uso deste visando o progresso, desenvolvimento e segurança de um país e abrange todos os recursos: sua parcela do Poder Militar no mar através da Marinha de Guerra, a Marinha Mercante, as indústrias de construção e reparos navais , os portos, as indústrias de pesca e os meios de exploração e preservação dos recursos do mar.
O Poder Marítimo é uma expressão do Poder Nacional, resultante de uma série de condicionantes geográficas, históricas e sociais, as quais fazem com que determinadas nações se tornem mais capacitadas do que outras a se fazerem presentes nos mares.
Alfred Mahan, em seu famoso livro “The Influence of Sea Power Upon History”, publicado em 1890, diz que são as seguintes condições gerais que afetam o Poder Marítimo:
- Posição geográfica;
- Configuração da costa;
- Extensão do território;
- Grandeza numérica da população marítima;
- Caráter nacional e caráter e política dos governos.
A Escola de Guerra Naval considera uma relação mais longa, que engloba os itens do Almirante Mahan e de outros estudiosos do assunto:
- Poder Naval, compreendendo as Forças Navais, Bases e posições estratégicas;
- Força Aérea, baseada em terra, operando sobre o mar;
- Marinha Mercante;
- Portos e suas instalações;
- Estaleiros de construção e reparos;
- Estabelecimentos e Agência Comerciais;
- Pessoal.
Sendo o Poder Naval o componente militar do Poder Marítimo, cabe-lhe a proteção efetiva dos demais elementos desse Poder, bem como a ação direta sobre os elementos do Poder Marítimo inimigo.
O TRANSPORTE MARÍTIMO NOS TEMPOS DE GUERRA
O COMBOIO
(Não era totalmente seguro)

COMBOIO MARÍTIMO NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

TORPEDEAMENTO DE NAVIOS MERCANTES BRASILEIROS – II GM

(OFICIALMENTE SÓ FORAM COMPUTADAS 32 PERDAS)
LEI DO MAR (Lei 8.617 de 04/01/1993)


Comemoração do Dia Marítimo Mundial
Dia 1º de Outubro foi comemorado no CIABA, em Belém, o dia Marítimo Mundial. Nessa ocasião o CLC Alvaro Almeida Junior, Presidente do Centro dos Capitães, proferiu palestra aos alunos das 3 turmas do CIABA a qual foi presidida pelo Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e contou com o comparecimento do Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Baptista Santos, Comandante de OMs,professores, representantes da Comunidade Marítima.

Comemoração na Praça Mauá
Dia 28 de setembro celebra-se o dia Marítimo Mundial. Este ano a comemoração aconteceu na Praça Mauá, que recebeu este nome em homenagem ao patrono da Marinha Mercante Brasileira, o Barão de Mauá. Na ocasião, vários tripulantes de Navios Mercantes foram homenageados com a Medalha do Mérito Marítimo, recém-criada pela Marinha do Brasil. Agradecemos ao Exmo Sr. Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha, ao Exmo. Sr. Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel,Diretor Geral de Navegação e ao Exmo Sr. Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Portos e Costas, pela realização do almejado pleito do Centro dos Capitães.
